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19 de Outubro - Dia do Profissional de TI


Conhecido como Dia do Profissional de TI (Tecnologia da Informação), esta data homenageia as pessoas que se dedicam a estudar e trabalham com tecnologia da informação, são exemplos: programadores, engenheiros de softwares, administradores de banco de dados, analistas de redes, analistas de segurança, analistas de sistemas, entre outros. No Brasil é comemorado no dia 19 de Outubro, entretanto esses profissionais podem também ser celebrados no dia 15 de agosto, que é o Dia da Informática.


Como surgiu a profissão de TI?


Por volta da década de 1960, a Tecnologia da Informação, também chamada de TI, começou a se estruturar, devido à necessidade de processamento de dados em empresas. À época, a maioria dessas organizações investia no processamento em mainframes ou grandes computadores e em sistemas de controles operacionais.


Desde então, o perfil dos profissionais de TI e da atuação deles já se transformou bastante. Com a informática, a internet e os novos recursos tecnológicos, a TI se tornou mais complexa e surgiram até mesmo cursos técnicos nessa área.


Pensar em TI atualmente é pensar na gestão de dados, no armazenamento e segurança dessas informações e, a partir disso, na geração de insights e conhecimento. Ou seja, o profissional de TI tem um papel essencial na transformação dos negócios e das organizações.


Quais são os principais desafios para o profissional TI?


Como podemos ver, o profissional de TI dos novos tempos tem uma grande responsabilidade estratégica e com ela algumas preocupações importantes que estarão na base do melhor desempenho. O desafio é buscar formas de mitigar os riscos de cada uma dessas vertentes e eliminar dores de cabeça:


1 - Gestão Estratégica


Gestão Estratégica deve passar pela definição de metas e objetivos, depois aplicar técnicas de otimização, conhecimentos e melhores técnicas em infraestrutura, segurança e governança de TI. Assim, os objetivos ficam mais fáceis de ser alcançados, as metas de serem batidas e os resultados maximizados.


2 - Manter o ambiente de TI Atualizado


O ambiente de TI é um dos espaços mais importantes da empresa, por isso é importante manter que o profissional responsável pela área de TI em conformidade com os setores, pois o ambiente de TI que determina, diretamente na produtividade de todos os departamentos, desde o administrativo, passando pelas vendas e culminando na gerência.


3 - Implementar e gerenciar sistemas sincronizados


Muitas empresas que possuem áreas de TI ou que contratam empresas terceirizadas do ramo não estão prontas ou não têm abertura de orçamento para implementar soluções de TI. Um dos objetivos do profissional de TI ou responsável pela área é implementar soluções de TI que otimizem o gerenciamento da empresa com soluções sincronizadas melhorem a segurança e a administração do ambiente.


4 - Garantir Segurança da Informação ( LGPD )


O primeiro ponto que merece a atenção do profissional de TI é a necessidade de investimento em cibersegurança, de forma a implementar sistemas de proteção efetivos de prevenção, detecção e remediação de vazamento de dados. Isso é fundamental, porque a lei LGPD considera a adoção de boas práticas como um critério atenuante para eventuais penalidades.


O Segundo ponto é adotar soluções como:

  • Backup e Plano de Recuperação de Desastres;

  • Firewall UTM;

  • Gestão e mascaramento de dados;

  • Antivírus corporativo;

  • Políticas de Segurança;

  • Controle de aplicativos.


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