Este artigo detalha como atualizar o firmware nos firewalls da SonicWall incluindo melhores práticas para fazer backup das configurações, que é muito importante de ter antes da atualização de firmware.
Resolução para SonicOS 7.X
Esta versão inclui mudanças significativas na interface do usuário e muitos novos recursos que são diferentes do SonicOS 6.5 e firmware anterior. A resolução abaixo é para clientes que usam o firmware SonicOS 7.X.
NOTA: Antes de atualizar o firmware do SonicOS, consulte a Matriz de suporte para entender os caminhos de atualização suportados. O seguinte artigo fornece informações adicionais sobre este tópico: Posso importar as configurações de um dispositivo SonicWall UTM para outro? (Matriz de Apoio) . Além disso, consulte as Notas de versão do firmware, pois elas listam os problemas resolvidos e quaisquer outras alterações importantes a serem observadas.
Fazendo backup de suas configurações
1. Clique em Device no menu de navegação superior. Navegue até Settings | Firmware and Settings . Selecione a opção Import/Export Configuration e salve o arquivo .EXP em um local seguro clicando na opção de export configuration .
2. Na mesma página, clique em Create Backup | Local Backup. Isso salvará uma cópia das configurações existentes na memória não volátil do SonicWalls.
CUIDADO: Certifique-se de estar totalmente satisfeito com o estado de suas configurações antes de criar um backup. Um SonicWall pode conter apenas uma imagem de backup por vez, portanto, criar uma apagará todas as versões existentes.
Baixando e Importando o Novo Firmware
1. Navegue até MySonicWall.com e faça login com a conta na qual seu SonicWall está registrado.
2. Clique em Product Management | My Products e localize o dispositivo que deseja atualizar. Basta clicar no número de série do dispositivo e selecionar o ícone Firmware para acessar a versão do firmware disponível.
3. A versão atual do firmware aparece, role para baixo e selecione Browse All Firmware para ver todas as versões disponíveis.
4. Navegue pelas versões e clique no botão de download ao lado do arquivo .SIG que deseja baixar.
5. SonicOS Firmware tem as seguintes designações:
General Release: o software de versão geral é uma versão madura, amplamente implantada e comprovada, adequada para casos de uso típicos e é o software de escolha para confiabilidade. Versões gerais são usadas para ambientes de produção.
Feature Release: O software de lançamento de recursos é um novo lançamento que introduz novos recursos importantes no produto. Um lançamento de recurso passou por vários e completos ciclos de teste de engenharia, qualidade, alfa e beta e está sendo lançado para disponibilidade geral. Uma versão de recurso é uma candidata a ser movida para versão geral depois que os critérios de maturidade são atendidos. Consulte as notas de versão para obter a lista dos principais recursos.
Maintenance Release: O software de versão de manutenção inclui correções de bugs e aprimoramentos feitos em uma versão anterior. A versão de manutenção passou por ciclos de teste de engenharia e qualidade e foi lançada para disponibilidade geral. A versão de manutenção é uma candidata a passar para a versão geral depois que os critérios de maturidade forem atendidos. Consulte as notas de lançamento para obter detalhes completos.
Initial Release : O software de lançamento inicial é o primeiro lançamento de um novo produto. Recomenda-se atualizar para versão geral mediante disponibilidade.
Hotfix Release: os lançamentos de hotfix contêm as correções e patches mais recentes e são fornecidos a clientes que procuram solucionar problemas específicos. Eventualmente, os lançamentos de hotfixes são integrados ao lançamento de manutenção/geral.
NOTA: É sempre recomendável atualizar para as versões General Release, pois são mais estáveis e adequadas para ambientes de produção. Se você estiver procurando por um novo recurso ou tentando corrigir um problema conhecido, os lançamentos de recursos e manutenção podem ser escolhidos após a confirmação com o Suporte técnico ou através das notas de lançamento.
6. Após o download do firmware (arquivo .SIG), navegue até Device na parte superior do menu de navegação. Clique em Settings | Firmware and Settings .
7. Clique em Upload Firmware e navegue até onde o arquivo de firmware está armazenado em seu dispositivo local. Clique em Upload.
8. A seguinte mensagem de aviso aparecerá para lembrá-lo de fazer backup de suas configurações atuais, clique em OK se você já tiver feito o backup.
9. Leva alguns minutos para carregar o firmware para o firewall, por favor, não saia da tela durante este tempo.
ATENÇÃO: Recomenda-se sempre planejar uma janela de manutenção para realizar atualizações de firmware e fazer todos os backups necessários antes de iniciar este processo.
Inicializando para o novo firmware
1. Depois de carregar o firmware, você verá duas opções de inicialização para o firmware carregado - Firmware carregado com configuração atual e Firmware carregado com configuração padrão de fábrica.
NOTA: Você deve escolher a opção de inicializar com a configuração atual, pois isso apenas atualizará o firmware mantendo a configuração como está. Se você optar por inicializar com a configuração padrão de fábrica, perderá sua configuração e precisará acessar o dispositivo no IP padrão 192.168.168.168 em X0 ou 192.168.1.254 em MGMT para dispositivos com porta MGMT.
2. Para qualquer opção que você gostaria de escolher, selecione o ícone Boot Power na extrema direita. Depois de clicar no ícone de inicialização, a imagem será primeiro salva na memória flash e, em seguida, o firewall será reinicializado automaticamente.
3. Uma mensagem de aviso aparecerá perguntando se você deseja inicializar. Clique em OK nele.
4. O procedimento de reinicialização ocorre e a seguinte tela aparecerá.
NOTA: O procedimento de atualização do firmware leva de 5 a 8 minutos. Enquanto a imagem do firmware está sendo salva na memória flash, o acesso à Internet ainda é fornecido aos dispositivos atrás do firewall. Depois que o firewall for reiniciado, a conexão com a Internet dos dispositivos atrás do firewall será perdida.
Resolução para SonicOS 6.5
Esta versão inclui mudanças significativas na interface do usuário e muitos novos recursos que são diferentes do SonicOS 6.2 e firmware anterior. A resolução abaixo é para clientes que usam o firmware SonicOS 6.5.
RESOLUÇÃO:
NOTA: Antes de atualizar o firmware do SonicOS, consulte a Matriz de suporte para entender os caminhos de atualização suportados. O artigo a seguir fornece informações adicionais sobre este tópico: Posso importar as configurações de um dispositivo SonicWall UTM para outro? (Matriz de Suporte) . Além disso, consulte as Notas da versão do firmware, uma vez que lista os problemas resolvidos e outras alterações importantes a serem observadas.
Fazendo backup de suas configurações
1. Clique em Manage no menu de navegação superior. Navegue para Updates | Firmware & Backups. Selecione a opção Import/Export Configuration e salve o arquivo .EXP em um local seguro, clicando na opção de configuração de exportação.
2. Na mesma página, clique em Create Backup | Local Backup. Isso salvará uma cópia das configurações existentes na memória não volátil do SonicWalls.
CUIDADO: verifique se você está completamente satisfeito com o estado das suas configurações antes de criar um backup. Um SonicWall pode armazenar apenas uma imagem de backup de cada vez, portanto, a criação de uma apagará todas as versões existentes.
Download e importação do novo firmware
1. Navegue até MySonicWall.com e faça o login com a conta na qual seu SonicWall está registrado.
2. Clique em Product Management | My Products e localize o dispositivo que você deseja atualizar. Passe o mouse sobre o item do produto e selecione o ícone Firmware para acessar a versão do firmware disponível.
3. A versão atual do firmware aparece, role para baixo e selecione Browse All Firmware para ver todas as versões disponíveis.
4. Navegue pelas versões e clique no botão de download ao lado do arquivo .SIG que deseja baixar.
5. O SonicOS Firmware possui as seguintes designações:
General Release: o software Liberação geral é uma versão madura, amplamente implantada e comprovada, adequada para casos de uso típicos e é o software escolhido por sua confiabilidade. As Liberações Gerais são usadas para ambientes de produção.
Feature Release: o software da versão do recurso é uma nova versão que apresenta os principais recursos novos do produto. Um Release de recurso passou por vários e completos ciclos de teste de engenharia, qualidade, alfa e beta e está sendo lançado para disponibilidade geral. Uma Liberação de Recurso é um candidato para passar para a Liberação Geral após o cumprimento dos critérios de maturidade. Consulte as notas de versão para obter uma lista dos principais recursos.
Maintenance Release: O software Release de manutenção inclui correções e aprimoramentos feitos em uma versão anterior. O Release de manutenção passa por ciclos de teste de engenharia e qualidade e é lançado para disponibilidade geral. O Release de manutenção é um candidato para passar para o Release geral após o cumprimento dos critérios de maturidade. Consulte as notas de versão para obter detalhes completos.
Initial Release: o software de versão inicial é a primeira versão de um novo produto. É recomendável atualizar para a liberação geral, mediante disponibilidade.
Hotfix Release: As versões do hotfix contêm as correções e patches mais recentes e são fornecidas aos clientes que desejam solucionar problemas específicos. Eventualmente, as versões de hotfixes são integradas à versão Manutenção / Geral.
NOTA: É sempre recomendável atualizar para as versões da liberação geral, pois são mais estáveis e adequadas para ambientes de produção. Se você estiver procurando por um novo recurso ou tentando corrigir um problema conhecido, as liberações de recursos e manutenção podem ser escolhidas após a confirmação com o Suporte Técnico ou através das notas de versão.
6. Após o download do firmware (arquivo .SIG), navegue até Manage na parte superior do menu de navegação. Clique em Updates | Firmware & Backups .
7. Clique em Upload Firmware e navegue até o local onde o arquivo de firmware está armazenado no seu dispositivo local.Clique em Upload.
8. A seguinte mensagem de aviso aparecerá para lembrá-lo de fazer o backup de suas configurações atuais, clique em OK se você já tiver feito o backup.
9. Demora alguns minutos para fazer o upload do firmware para o firewall, não navegue para fora da tela durante esse tempo.
NOTA: Durante o processo de upload, leva uma pausa a 95%. Não navegue na tela e aguarde alguns segundos extras para concluir o upload. CUIDADO: É recomendável sempre planejar uma janela de manutenção para executar atualizações de firmware e fazer todos os backups necessários antes de iniciar esse processo.
Inicializando no novo firmware
1. Após o upload do firmware, você verá duas opções de inicialização para o firmware carregado - o firmware carregado com a configuração atual e o firmware carregado com a configuração padrão de fábrica.
NOTA: Você deve escolher a opção de inicializar com a configuração atual, pois isso apenas atualizará o firmware mantendo a configuração como está. Se você optar por inicializar com a configuração padrão de fábrica, você perderá a configuração e precisará acessar o dispositivo no IP 192.168.168.168 padrão no X0 ou 192.168.1.254 no MGMT para dispositivos com porta MGMT.
2. Para a opção que você escolher, selecione o ícone Boot Power na extremidade direita. Depois de clicar no ícone de inicialização, a imagem será salva primeiro na memória flash e, em seguida, o firewall será reiniciado automaticamente.
3. Uma mensagem de aviso aparecerá perguntando se você deseja inicializar. Clique em OK
4. O procedimento de reinicialização ocorre e a tela a seguir é exibida.
NOTA: O procedimento de atualização do firmware leva de 5 a 8 minutos. Enquanto a imagem do firmware está sendo salva na memória flash, o acesso à Internet ainda é fornecido aos dispositivos atrás do firewall. Depois que o firewall for reiniciado, a conexão com a Internet dos dispositivos atrás do firewall será perdida.
DICA: Se você estiver atualizando o firmware em um dispositivo que não esteja no firmware 6.2 ou inferior, siga as mesmas etapas, mas as opções estarão disponíveis em Sistema | Seção de configurações na interface do usuário do firewall.
Caso precise, pode abir um suporte técnico com SonicWall:
1. Online: Visite mysonicwall.com . Depois de logado, selecione Resources & Support | Support | Create Case.
2. Por telefone: use nosso número gratuito no 0800 047 4726 (BRASIL). Tenha seu número de série da SonicWall disponível para criar um novo caso de suporte.
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Fonte: https://www.sonicwall.com/support/knowledge-base/how-can-i-upgrade-sonicos-firmware/170504337655458/