Você tem conhecimento sobre o conceito de consultoria em Tecnologia da Informação? Compreende seu funcionamento e os ganhos que sua empresa pode obter ao optar por esse serviço?
Quando uma empresa busca por serviços de consultoria em TI, geralmente visa manter sua operação atualizada e competitiva, incorporando as últimas tendências tecnológicas. Há uma variedade de vantagens associadas a essa abordagem.
O que é consultoria de TI?
A essência do que significa consultoria de TI está centrada na noção de orientação. Assim sendo, uma empresa de consultoria em TI oferece orientações aos seus clientes sobre as formas mais eficazes de utilizar a infraestrutura existente e na melhoria de soluções através de prestações de serviços. Isso inclui mapear necessidades, planejar projetos e executar estratégias utilizando ferramentas adequadas.
A equipe altamente qualificada de consultoria em TI, com vasta experiência em diversos setores, está familiarizada com as mais eficientes estratégias de gestão do cenário tecnológico. Isso não apenas reduz a vulnerabilidade digital, mas também promove transparência na infraestrutura de rede. Além disso, estão constantemente preparados para oferecer orientações e sugestões personalizadas, adaptadas às necessidades específicas de cada negócio.
Confira abaixo 8 Formas de aprimorar seu negócio com uma consultoria de TI
1 - Priorizando as Funções Essenciais da Empresa
Independentemente do ramo ou setor empresarial em que você atue, os colaboradores tendem a alcançar um desempenho superior quando se concentram em suas competências centrais. Sejam professores, médicos, advogados, gestores de escritório ou qualquer outro profissional, sua produtividade é maximizada ao focarem no que fazem de melhor.
A árdua e muitas vezes frustrante tarefa de dominar a Tecnologia da Informação implica em custos operacionais tangíveis. Ao optar por serviços de consultoria em TI terceirizados, seus colaboradores podem direcionar seu tempo e energia para suas atividades primárias, impulsionando assim a rentabilidade do negócio.
2 - Beneficie-se da Assistência de um Profissional Especializado
Contar com um departamento de TI pode ser útil para resolver problemas imediatos, como uma impressora quebrada ou uma instalação de um software. No entanto, esses profissionais podem não possuir a experiência necessária em soluções mais robustas como Segurança da Informação (firewall, nuvem, antivírus…), sendo necessária uma especialização mais avançada para otimizar a infraestrutura local e reduzir os custos operacionais.
Uma empresa de consultoria em TI provavelmente já concluiu diversos projetos e demandas na área. Ter a certeza de que o seu negócio está sendo assessorado por um especialista do ramo pode trazer tranquilidade e aumentar as chances de sucesso.
3 - Obtenha uma Perspectiva Externa sobre suas Operações
A revolução tecnológica trouxe consequências significativas tanto para os consumidores quanto para as empresas. O fato de algo ter sido realizado de uma maneira particular ao longo dos anos não implica que não possa ser otimizado para ser mais eficiente e eficaz. Reconhecer essa possibilidade é uma das principais áreas de atuação da consultoria em tecnologia da informação.
Um consultor externo tem a capacidade de oferecer uma nova visão, embasada em sua vasta experiência, apoiando-se em diversas práticas recomendadas no âmbito do projeto e do setor. Dessa forma, auxilia sua organização a estimular o crescimento e aprimorar a eficiência global.
4 - Redução do custo efetivo
Investir em um funcionário especializado em tempo integral pode acarretar em despesas significativas, incluindo salário, benefícios, espaço de trabalho e outros custos associados. Contratar consultores para lidar com desafios específicos dentro de prazos determinados oferece uma abordagem mais eficiente em termos de tempo e investimento, possibilitando uma gestão mais inteligente dos recursos disponíveis.
5 - Mais Segurança no Ambiente Rede
A importância da segurança cibernética nunca foi tão evidente e crucial como nos dias atuais.
Não são apenas as grandes corporações em risco. Na verdade, as pequenas empresas são alvos em 62% de todos os ataques cibernéticos. Segundo a Aliança Nacional de Segurança Cibernética dos EUA, 60% das pequenas empresas que enfrentam ataques cibernéticos encerram suas operações em até 6 meses.
Uma consultoria de TI especializada em segurança cibernética pode desempenhar um papel vital. Suas ações podem incluir:
Conduzir uma avaliação abrangente da rede para identificar possíveis vulnerabilidades.
Implementar protocolos robustos de segurança da informação.
Desenvolver soluções eficazes de recuperação de desastres.
Além disso, os consultores podem fornecer treinamento essencial para os funcionários, capacitando-os a identificar e lidar com vírus e outros malwares potencialmente perigosos.
6- Maximiza a Produtividade e Eficiência
Os consultores de tecnologia da informação são especialistas em inovações tecnológicas, e sua missão primordial consiste em auxiliar as empresas a identificar novas estratégias para aumentar a produtividade e a eficiência.
Esses objetivos são alcançados por meio de uma variedade de tecnologias, incluindo servidores de arquivos, bancos de dados, plataformas de seguranças sincronizadas, soluções em nuvem, licenciamentos de software entre outras soluções inovadoras.
Para maximizar os benefícios dessas tecnologias complexas, é crucial que sejam adequadamente planejadas, implementadas e gerenciadas.
7 - Fundindo Experiência e Especialização ao seu negócio
A abordagem da consultoria em Tecnologia da Informação consiste em analisar minuciosamente os processos de negócios, visando identificar oportunidades para eliminar etapas redundantes e impulsionar a eficiência operacional.
Por meio dessa análise criteriosa, os consultores são capacitados constantemente a oferecer recomendações sólidas, alinhadas às necessidades específicas de cada negócio.
Essa estratégia é fundamental para assegurar a execução fluida do projeto dentro do prazo estabelecido, ao mesmo tempo, em que maximiza o retorno sobre o investimento para a sua empresa.
8 - Gerenciamento da equipe TI
A gestão da equipe de tecnologia da informação sobrecarrega os gestores de outros setores, pois estes podem não estar familiarizados ou não demonstrar interesse nas métricas convencionais que determinam o sucesso do trabalho de uma equipe de TI.
Além disso, semelhante à contratação de novos funcionários, há custos adicionais associados, como licenças remuneradas, benefícios e bônus, que não são relevantes para uma empresa de consultoria.
Agora que você compreende o conceito de consultoria em TI e teve exemplos de sua aplicação prática, pode buscar uma empresa que ofereça uma gama diversificada de serviços para impulsionar seu negócio, tanto de forma estratégica quanto tática.
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A Audere é uma empresa especializada em consultoria de TI, com uma forte ênfase na segurança do ambiente de rede para o seu negócio. Oferecemos suporte em firewall, antivírus e serviços de helpdesk para empresas. Além disso, atuamos como revendedores de uma ampla gama de soluções, incluindo produtos da Microsoft, Lenovo, Dell, SonicWall, Sophos, Fortinet, entre outras marcas líderes do mercado.
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